quarta-feira, 29 de junho de 2011

Úlceras por pressão em pacientes acamados: prevenir é a melhor opção.

  
Embora assustadora, a foto ao lado retrata uma realidade de muitos pacientes acamados: a úlcera por pressão na região sacral.

Os fatores de risco para o aparecimento das úlceras por pressão (UPP) são:

·         Mobilidade prejudicada            
·         Incontinência fecal       
·         Estado mental diminuído
·         Incontinência urinária 
      O tratamento visa corrigir os fatores de risco com ações como:  mudança de decúbito do paciente no leito a cada 2 horas, introdução de dietas específicas, uso de curativos apropriados para cicatrização / prevenção  e manter o paciente limpo, livre de urina e fezes.
           Sobre o tratamento de curativos, podemos destacar a importância
      de utilizarmos bons produtos disponíveis no mercado, com o objetivo de cicatrização o mais breve possível, a fim de evitar as dores, infecções, uso de antibióticos e até a necessidade das intervenções cirúrgicas.
          Os últimos estudos e publicações recomendam a utilização de 02 tipos de curativos para a prevenção das UPP. Um deles é o filme transparente que pode ser aplicado na pele íntegra nas áreas de proeminências ósseas, onde permanece por até 15 dias. O filme transparente irá auxiliar a pele do paciente a “deslizar” na roupa de cama quando for realizada a mudança de decúbito, o que evita os abrasões e escoriações nos pacientes idosos com pele frágil. O outro é o curativo de "espuma hidrocelular". Também deve ser aplicado nas regiões de proeminência óssea, estando a pele íntegra ou com lesão superficial. A função deste curativo é diminuir a pressão através da espuma hidrocelular que tem tecnologia apropriada para prevenir a UPP. Pode ficar na pele por até 07 dias. Ambos fornecem barreira de defesa contra água e bactérias.
      Quanto a higiene íntima, é fácil encontrar nas casas cirúrgicas o kit de lenços umidecidos com “dimeticona 3%”. Eles limpam a pele, controlam o odor, hidratam e fazem uma barreira de proteção na pele contra a urina e as fezes, prevenindo as dermatites de contato.
      Cuidar é uma arte! Sucesso a todos!

Um comentário: