Follow by Email

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Úlceras venosas: como tratar

 Paciente com 62 anos, refere úlcera na perna há pelo menos 5 anos, sem sinais de cicatrização ou melhora. Dores, exsudato e odor a acompanharam durante todos esses 5 anos. As fotos ao lado demonstram satisfatoriamente o resultado de uma semana de uso de prata nanocristalina e terapia compressiva. Conclusão: as úlceras venosas cicatrizam!
Dados epidemiológicos demonstram que 1 a 3% da população adulta tem úlcera venosa. Hoje é importante causa de afastamento do trabalho, grandes repercussões sócio-econômicas e o custo de tratamento é alto.
Os fatores de risco são: permanecer muito tempo em pé ou sentado, obesidade, tabagismo e história familiar. Entre os sinais clínicos destacam-se a coloração escura da perna, edema, e dermatite.
As úlceras venosas tem evolução lenta, são rasas, de grande dimensão e com drenagem em grande quantidade. A dor e o edema melhoram quando o paciente faz repouso com o membro elevado.
O tratamento consiste no diagnóstico correto, que pode ser realizado por um médico vascular ou por uma enfermeira estomaterapeuta, através de exames, como o Índice Tornozelo/Braço.
Após o diagnóstico da úlcera venosa, o tratamento consiste em controlar a carga de bactérias no local e aumentar o aporte sanguíneo. Para isso o uso da prata nanocristalina de liberação lenta e a terapia compressiva de multi camadas tem efeitos satisfatórios, como apresentados nas fotos. A primeira foto foi no início do tratamento e a segunda foto após 7 dias de tratamento. Os resultados são surpreendentes!

3 comentários:

  1. eu tenho um ulcera venosa tambem .,como que eu posso tratar.

    ResponderExcluir
  2. ONDE CONSIGO ESSA PRATA NANOCRISTALINA?

    ResponderExcluir
  3. NO TRATAMENTO COM A prata nanocristalina COMO USAR VENDE NAS FARMÁCIAS OU SÓ COM PRESCRIÇÃO MÉDICA; SE PODER ME RESPONDER FICO MUITO GRATO KARINA, POIS JA FAZ 5 MESES QUE MINHA MÃE TEM E NÃO CICATRIZA, PEÇO SUA AJUDA EM NOME DE CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir